NEWSROOM

Pacific Rubiales anuncia uma significativa descoberta de petróleo no poço de exploração los Angeles-1x no bloco 131, bem como uma atualização no bloco 126, localizados onshore no Peru
Feb 5, 2014

Toronto, Canadá, quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014 - Pacific Rubiales Energy Corp. (TSX: PRE) (BVC: PREC) (BOVESPA: PREB) anunciou hoje os resultados bem sucedidos com testes no poço Los Angeles-1X, localizado no Bloco 131, bem como uma atualização em seu Bloco

126, ambos localizados onshore na Bacia Ucayali, no Peru. A Companhia atingiu sua participação em ambos os blocos por meio da aquisição da Petrominerales Ltda., concluída no final de 2013.

Ronald Pantin, Diretor-Presidente (Chief Executive Officer) da Companhia, comentou:

“A Companhia está muito entusiasmada com os resultados dos testes no poço Los Angeles-1X no Bloco 131 e está ansiosa para progredir nesta descoberta e na descoberta anterior de petróleo Sheshea-1X, no Bloco 126, por meio de uma fase de avaliação e desenvolvimentos futuros e de produção. Estas descobertas de petróleo leve reforçam nossa confiança no potencial das bacias sub-exploradas localizadas onshore no Peru.”

Bloco 131

A Pacific Rubiales, por meio de sua subsidiária integral, a Pan Andean Resources Plc (Perú), Sucursal del Peru, detém 30% de participação no Bloco 131, localizado no Peru. A Companhia, em operações conjuntas com a operadora, a CEPSA PERU S.A., realizou a terceira fase de exploração no bloco. A operadora arcou com 100% dos custos do poço e reterá a participação remanescente de 70%. O poço Los Angeles-1X, localizado no Bloco 131, foi perfurado em meados de setembro de 2013, e atingiu uma profundidade total de 12.409 pés no final de novembro de 2013. A avaliação petrofísica indicou a presença de 62 pés de pagamento líquido na formação Cushabatay do período Cretáceo.

Três testes distintos têm sido realizados em diferentes intervalos de pagamento líquido na formação Cushabatay sob condições de pistoneio e fluxo natural e por meio de tamanhos variados de válvulas em períodos de testes de 22 até 60 horas. As taxas finais de fluxo dos intervalos dos três testes foram 135 bbl/d, 936 bbl/ d e 2.351 bbl /d, respectivamente, de petróleo leve e doce de 44° a 45° API. Os cortes de água variaram de 10% no intervalo mais baixo para 0,3% a zero em intervalos superiores.

O petróleo produzido foi transportado e vendido nas proximidades da refinaria Pulcallpa no Peru. A operadora solicitou um teste inicial de produção de 30 dias para entender melhor o mecanismo de acionamento do reservatório, o que será seguido por um teste de produção prolongado  a  partir  de  meados  de  2014  (sujeito  a  aprovação  governamental).  As  duas companhias estão atualmente avaliando as estratégias de desenvolvimento e comercialização de petróleo para o bloco.

Bloco 126

O poço de exploração Sheshea-1X foi perfurado a uma profundidade total de 8.925 pés no final de 2012 e testou 1.430 bbl/d de petróleo leve e doce, sem água, a 53º API, a partir de uma zona perfurada a dez pés na formação Chonta do período Cretáceo. A Formação Agua Caliente, do período Cretáceo, testou 80 bbl/d a 42º API com um corte de água de 97%, sugerindo uma potencial acumulação na parte superior do poço. A Companhia detém 100% de participação no Bloco 126 e solicitou recentemente dois Estudos de Impacto Ambiental (“EIA”) com o objetivo de avançar a descoberta para uma fase de avaliação, seguida pelo desenvolvimento esperado da mesma. O primeiro EIA destina-se a 23 plataformas de perfuração, composto por oito poços cada, além de programas de sísmica 2D e 3D. O segundo EIA destina-se principalmente às instalações de produção iniciais. A Companhia espera receber a aprovação daqueles EIAs até o fim de 2014.

A Pacific Rubiales, uma companhia com sede no Canadá e produtora de gás natural e petróleo pesado bruto, é detentora de 100% do capital da Meta Petroleum Corp., que opera nos campos de Rubiales, Piriri e Quifa, localizados na Bacia de Llanos, e 100% do capital da Pacific Stratus Energy Colombia Corp., que opera o campo de gás natural de La Creciente na área noroeste da Colômbia. A Pacific Rubiales também adquiriu 100% da Petrominerales Ltd, que possui ativos de petróleo leve e pesado na Colômbia e ativos de petróleo e gás no Peru, 100% da PetroMagdalena Energy Corp., que possui ativos de petróleo leve na Colômbia, e 100% da C&C Energia Ltd., que possui ativos de petróleo leve na bacia de Llanos. Adicionalmente, a Companhia diversificou seu portfolio de ativos além da Colômbia, o que inclui ativos de produção e exploração no Peru, Guatemala, Brasil, Guiana e Papua Nova Guiné.

As ações ordinárias de emissão da Companhia são negociadas na Bolsa de Valores de Toronto (Toronto Stock Exchange) e na Bolsa de Valores da Colômbia (La Bolsa de Valores de Colômbia), e, sob a forma de Certificados de Depósito de Ações (Brazilian Depositary Receipts

– BDRs), na Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo, no Brasil, respectivamente sob os códigos PRE, PREC e PREB.

Avisos

Nota de Advertência relativa a Declarações sobre Estimativas e Projeções

Este comunicado à imprensa contém informações sobre estimativas e projeções. Todas as informações, exceto declarações de fatos históricos, relativas a atividades, eventos ou acontecimentos cuja concretização a Companhia acredita, espera ou prevê que ocorrerá ou poderá ocorrer no futuro (inclusive, entre outras, declarações sobre estimativas e/ou premissas relativas a produção, receita, fluxo de caixa e custos, estimativas de reservas e recursos, recursos e reservas potenciais, e os planos e objetivos de exploração e desenvolvimento da Companhia) são consideradas estimativas projeções. Essas estimativas e projeções refletem as expectativas e crenças atuais da Companhia e se baseiam em informações disponíveis no momento para a Companhia. Estimativas e projeções estão sujeitas a uma série de riscos e incertezas   que   podem   fazer   com   que   os   resultados   reais   da   Companhia   sejam significativamente diferentes daqueles discutidos nas estimativas e projeções, e, mesmo quando tais resultados são alcançados, mesmo que substancialmente, não há garantia de suas consequências ou efeitos para a Companhia. Os fatores que poderiam causar diferenças relevantes nos resultados ou eventos reais em comparação com as expectativas atuais incluem, entre outros: incertezas ligadas a estimativas de custos de capital e operacionais, estimativas de produção e retorno econômico; possibilidade de que as circunstâncias reais sejam diferentes das estimativas e premissas; impossibilidade de se estabelecer estimativas de recursos ou reservas; flutuações nos preços do petróleo e taxas de câmbio; inflação; mudanças nos mercados de ações; acontecimentos políticos na Colômbia, Peru, Guatemala, Brasil, Papua- Nova Guiné ou Guiana; alterações nas regulamentações que afetem as atividades da Companhia; incertezas quanto à disponibilidade e custos de financiamento necessários no futuro; incertezas envolvidas na interpretação dos resultados de perfuração e outros dados geológicos, e outros riscos divulgados em “Fatores de Risco” ou em qualquer outro local do formulário de informações anuais da Companhia datado de 13 de março de 2013 e arquivado na SEDAR no endereço www.sedar.com. As estimativas e projeções são válidas apenas na data de sua divulgação e, exceto conforme exigido pelas leis de valores mobiliários aplicáveis, a Companhia se exime da intenção ou obrigação de atualizar quaisquer dessas informações em decorrência de novos dados, eventos ou resultados futuros, ou de outra forma. Embora a Companhia acredite que as premissas inerentes às informações sobre estimativas e projeções sejam razoáveis, tais informações não são garantia de desempenho futuro e, portanto, não devem ser alvo de confiança indevida em razão da incerteza que nelas possa estar contida.

Adicionalmente, níveis relatados podem não refletir as taxas de produção sustentável e as taxas de produção futuras podem diferir materialmente das taxas de produção refletidas neste comunicado   a   imprensa  devido,  entre   outros  fatores,   a   dificuldades   ou   interrupções encontradas durante a produção de hidrocarbonetos.

 

 


Bcfe

 

Bilhões de pés cúbicos de gás natural equivalente.

 

bbl

 

Barril de petróleo.

 

bbl/d

 

Barril de petróleo por dia.

 

boe

 

Barril de petróleo equivalente. A medida boe poderá induzir a erro, principalmente se utilizada isoladamente. O padrão colombiano é uma razão de conversão de boe de 5,7 Mcf: 1 bbl e tem como base um método de conversão de equivalência de energia aplicável principalmente na ponta do queimador, e não representa uma equivalência de valor na cabeça de poço.

 

boe/d

 

Barril de petróleo equivalente por dia.

 

Mbbl

 

Milhares de barris.

 

Mboe

 

Milhares de barris de petróleo equivalente.

 

MMbbl

 

Milhões de barris.

 

MMboe

 

Milhões de barris de petróleo equivalente.

 

Mcf

 

Milhares de pés cúbicos.

 

Produção

Líquida

 

Participação da Companhia na produção após a dedução dos royalties.

 

Produção total de campo

 

100% da produção total de campo antes de contabilizar a participação da

Companhiae as deduções de royalties.

 

Produção

Bruta

 

Participação da Companhia na produção antes da dedução dos royalties.

 

WTI

 

West Texas Intermediate Crude Oil.

Linguagem

Este Comunicado à Imprensa foi preparado no idioma Inglês e posteriormente traduzido para o Espanhol e Português. No caso de quaisquer diferenças entre a versão em Inglês e os suas respectivas traduções, o documento Inglês deverá prevalecer.

For further information:

Christopher (Chris) LeGallais
Vice-Presidente Sênior de Relações com Investidores
+1 (647) 295-3700

Roberto Puente
Gerente Sênior de Relações com Investidores
+57 (1) 511-2298

Kate Stark
Gerente de Relações com Investidores
+1 (416) 362-7735