NEWSROOM

Pacific Rubiales responde a falso relatório da mídia sobre sua tecnologia STAR
Jan 24, 2014

Toronto,  Canadá,  sexta-feira,  24 de janeiro  de 2014 – Pacific Rubiales Energy Corp. (TSX: PRE) (BVC: PREC) (BOVESPA: PREB) anuncia hoje que, apesar de adotar uma política geral de não  comentar  rumores  de mercado  ou  midiáticos,  deseja  formalmente  refutar  o  falso  relatório reproduzido pela mídia recentemente publicado sobre a tecnologia de sua propriedade denominada Synchronized Thermal Additional Recovery (“STAR”).

Resultados  recentes  de três sociedades  de engenharia  independente  mostraram  que a tecnologia STAR da Companhia demonstrou, ao menos, uma duplicação do fator primário de recuperação no projeto piloto de Quifa SW. Adicionalmente, ao utilizar a tecnologia STAR, a Companhia tem sido capaz de reduzir o corte de acumulação de água no projeto piloto em, aproximadamente,  40%. A Companhia se baseia nesses três resultados e reitera que a tecnologia STAR vem atuando em linha com suas expectativas.

A Companhia  recebeu a aprovação da Ecopetrol,  S.A. (sua parceira no Campo Quifa SW) para converter de dois para seis setores de escala comerciais adjacentes, atualmente produzindo abaixo da recuperação primária, para os poços STAR no primeiro semestre de 2014, e continuará a desenvolver o projeto visando plena escala comercial durante 2014.

Espera-se que a tecnologia STAR venha a aumentar as reservas e estender a vida dos reservatórios, o que irá ter efeito nos custos futuros com DD&A nos campos de petróleo pesado da Companhia. A tecnologia é especialmente designada para as características únicas associadas com os campos de petróleo  pesado  da Colômbia,  e  se espera  sejam  aplicáveis  ao  extenso  estoque  de  campos  de petróleo pesado da Companhia em produção, em desenvolvimento e em estágios de exploração.

Foram outorgados à Companhia duas patentes exclusivas com prazo de 20 anos na Colômbia para a aplicação da sua tecnologia STAR, a qual acreditamos seja um potencial divisor de águas para a Pacific Rubiales e para o futuro da produção de petróleo na Colômbia.

A Companhia está ativamente negociando um novo contrato para o Campo Rubiales, o qual poderia ser  estendido  para  além  do  contrato  primário,  com  vigência  até  meados  de  2016.  O  contrato proposto pode ser baseado na implementação da tecnologia STAR por conta e risco, em troca de um novo  contrato  para  incrementar  volumes  secundários  de  petróleo,  se  estendendo  para  além  da vigência até 2016. Os volumes da tecnologia STAR não estão atualmente contidos na previsão de produção de cinco anos da Companhia.

A Pacific Rubiales é uma companhia canadense e publicamente listada e, como tal, adota os mais elevados  padrões  de governança  corporativa.  A Companhia,  que  detém  operações  e ativos  em desenvolvimento  de petróleo e gás na Colômbia, Peru, Brasil, Guatemala, Guiana e Papua-Nova Guiné,  é  focada  em  fornecer  valor  a  seus  mais  variados  investidores  e  conduz  todas  as  suas atividades de maneira sustentável, segura e socialmente responsável.

A Pacific Rubiales, uma companhia com sede no Canadá e produtora de gás natural e petróleo pesado bruto, é detentora de 100% do capital da Meta Petroleum Corp., que opera nos campos de Rubiales, Piriri e Quifa, localizados  na Bacia de Llanos, e 100% do capital da Pacific Stratus Energy Colombia Corp., que opera o campo de gás natural de La Creciente na área noroeste da Colômbia. A Pacific Rubiales também adquiriu 100% da Petrominerales Ltd, que possui ativos de petróleo leve e pesado na Colômbia e ativos de petróleo e gás no Peru, 100% da PetroMagdalena Energy Corp., que possui ativos de petróleo leve na Colômbia, e 100% da C&C Energia Ltd., que possui ativos de petróleo leve na bacia de Llanos. Adicionalmente, a Companhia diversificou seu portfolio  de ativos  além  da Colômbia,  o que inclui ativos  de produção  e exploração  no Peru, Guatemala, Brasil, Guiana e Papua Nova Guiné.

As ações ordinárias de emissão da Companhia são negociadas na Bolsa de Valores de Toronto (Toronto Stock Exchange) e na Bolsa de Valores da Colômbia (La Bolsa de Valores de Colômbia), e, sob a forma de Certificados de Depósito de Ações (Brazilian Depositary Receipts – BDRs), na Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo, no Brasil, respectivamente sob os códigos PRE, PREC e PREB.

Linguagem

Este Comunicado à Imprensa foi preparado no idioma Inglês e posteriormente  traduzido para o Espanhol  e  Português.  No  caso  de  quaisquer  diferenças  entre  a  versão  em  Inglês  e  os  suas respectivas traduções, o documento Inglês deverá prevalecer.

For further information:

Christopher (Chris) LeGallais
Vice-Presidente Sênior de Relações com Investidores
+1 (647) 295-3700

Roberto Puente
Gerente Sênior de Relações com Investidores
+57 (1) 511-2298

Kate Stark
Gerente de Relações com Investidores
+1 (416) 362-7735