Toronto, Canadá, segunda-feira, 3 de junho de 2013 - Pacific Rubiales Energy Corp. (TSX: PRE; BVC: PREC; BOVESPA: PREB) anunciou, nesta data, um aumento de 50% em seus dividendos trimestrais. O Conselho de Administração da Companhia aprovou o aumento nos dividendos de US$0,110 para US$0,165 por ação ordinária, a serem pagos em 28 de junho de 2013 para os acionistas detentores de ações registrados até 20 de junho de 2013 e em 5 de julho de 2013 aos detentores de Certificados de Depósitos de Valores Mobiliários (Brazilian Depositary Receipts) (“BDRs”) registrados até 17 de junho de 2013. A data ex-dividendo para os acionistas que negociam na Bolsa de Valores de Toronto (Toronto Stock Exchange) e na Bolsa de Valores da Colômbia (La Bolsa de Valores de Colombia), assim como para os que negociam BDRs na BM&FBOVESPA S.A. - Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros (“BM&FBOVESPA”), será 18 de junho de 2013.
“A Pacific Rubiales se compromete a entregar dividendos que são confiáveis, sustentáveis e competitivos.”, comentou Ronald Pantin, Diretor-Presidente (Chief Executive Officer) da Companhia. “O aumento de 50% nos dividendos é uma demonstração clara que nosso objetivo é o crescimento a longo prazo com retorno e da nossa confiança na sustentabilidade de futuros ganhos e fluxo de caixa, suportados pela nossa expectativa de crescimento contínuo da produção.
A nossa confiança é baseada no número de acontecimentos anunciados nos últimos 12 meses. Dentre esses acontecimentos estão incluídos o robusto crescimento de reservas da Companhia e um grande aumento de Recursos Prospectivos registrados ao final do ano de 2012, a contínua diversificação de nossa base de reservas, com o campo Rubiales agora representando menos de 19% do nosso total de reservas 2P, o desenvolvimento de um grande e diversificado portfólio de exploração e desenvolvimento, e algumas iniciativas de redução de custos estruturais e operacionais, as quais deverão se materializar ao longo do restante de 2013”.
A Companhia espera continuar com o pagamento de dividendos trimestrais neste momento. Apesar de ainda não ter uma política de dividendos, o Conselho de Administração da Companhia está em processo de criação desta política.
A Companhia pretende designar todos os dividendos como “dividendos elegíveis” para todos os fins do Income Tax Act do Canadá, a menos que uma notificação de mudança seja postada no website da Companhia no endereço eletrônico www.pacificrubiales.com e no SEDAR, no endereço eletrônico www.sedar.com. Desde que a designação seja realizada, os dividendos serão considerados “dividendos elegíveis” para fins tributários. Um dividendo elegível recebido por um acionista que seja cidadão canadense dá o direito de aumentar o crédito tributário de dividendos.
Para os acionistas que negociam na Bolsa de Valores da Colômbia, a equivalência em pesos colombianos deverá ser calculada baseada na taxa cambial certificada pelo Banco Central da Colômbia na data da monetização e será publicada no website da SIMEV no devido tempo.
A respeitos dos BDRs negociados na BM&FBOVESPA, a Instituição Depositária brasileira irá executar o contrato de câmbio na data de pagamento dos dividendos aos detentores de BDRs em 28 de junho de 2013 (ou em outra data próxima) para propósitos de conversão. Além disso, os detentores de BDRs registrados em 17 de junho de 2013 terão direito de receber os dividendos da Instituição Depositária em 5 de julho de 2013 (ou em outra data próxima).
As informações deste comunicado não tem o objetivo de exaurir a discussão sobre todas as possíveis considerações e consequências tributárias, mas sim o de fornecer uma diretriz geral. Também não tem como objetivo de servir como conselho legal ou tributário para qualquer investidor ou investidor em potencial. Investidores e potenciais investidores são encorajados a buscar conselhos de consultores fiscais qualificados em seus países para obter orientação a respeito do tratamento tributário aplicável a suas distribuições, consequências tributárias e obrigações de declaração.
A Pacific Rubiales, uma companhia com sede no Canadá e produtora de gás natural e petróleo pesado bruto, é detentora de 100% do capital da Meta Petroleum Corp., que opera nos campos de Rubiales, Piriri e Quifa, localizados na Bacia de Llanos, e 100% do capital da Pacific Stratus Energy Colombia Corp., que opera o campo de gás natural de La Creciente na área noroeste da Colômbia. A Pacific Rubiales também adquiriu 100% da PetroMagdalena Energy Corp., que possui ativos de petróleo leve na Colômbia, e 100% da C&C Energia Ltd., que possui ativos de petróleo leve na bacia de Llanos. Adicionalmente, a Companhia diversificou seu portfolio de ativos além da Colômbia, o que inclui ativos de produção e exploração no Peru, Guatemala, Brasil, Guiana e Papua-Nova Guiné.
As ações ordinárias de emissão da Companhia são negociadas na Bolsa de Valores de Toronto (Toronto Stock Exchange) e na Bolsa de Valores da Colômbia (La Bolsa de Valores de Colômbia), e, sob a forma de Certificados de Depósito de Ações (Brazilian Depositary Receipts – BDRs), na Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo, no Brasil, respectivamente sob os códigos PRE, PREC e PREB.
PARA MAIORES INFORMAÇÕES:
Christopher (Chris) LeGallais
Vice-Presidente Sênior de Relações com Investidores
+1 (647) 295-3700
Roberto Puente
Gerente Sênior de Relações com Investidores
+57 (1) 511-2298
Javier Rodriguez
Gerente de Relações com Investidores
+57 (1) 511-2319
Avisos
Nota de Advertência relativa a Declarações sobre Estimativas e Projeções
Este comunicado à imprensa contém informações sobre estimativas e projeções. Todas as informações, exceto declarações de fatos históricos, relativas a atividades, eventos ou acontecimentos cuja concretização a Companhia acredita, espera ou prevê que ocorrerá ou poderá ocorrer no futuro (inclusive, entre outras, declarações sobre estimativas e/ou premissas relativas a produção, receita, fluxo de caixa e custos, estimativas de reservas e recursos, recursos e reservas potenciais, e os planos e objetivos de exploração e desenvolvimento da Companhia) são consideradas estimativas projeções. Essas estimativas e projeções refletem as expectativas e crenças atuais da Companhia e se baseiam em informações disponíveis no momento para a Companhia. Estimativas e projeções estão sujeitas a uma série de riscos e incertezas que podem fazer com que os resultados reais da Companhia sejam significativamente diferentes daqueles discutidos nas estimativas e projeções, e, mesmo quando tais resultados são alcançados, mesmo que substancialmente, não há garantia de suas consequências ou efeitos para a Companhia. Os fatores que poderiam causar diferenças relevantes nos resultados ou eventos reais em comparação com as expectativas atuais incluem, entre outros: incertezas ligadas a estimativas de custos de capital e operacionais, estimativas de produção e retorno econômico; possibilidade de que as circunstâncias reais sejam diferentes das estimativas e premissas; impossibilidade de se estabelecer estimativas de recursos ou reservas; flutuações nos preços do petróleo e taxas de câmbio; inflação; mudanças nos mercados de ações; acontecimentos políticos na Colômbia, Peru, Guatemala, Brasil, Papua-Nova Guiné ou Guiana; alterações nas regulamentações que afetem as atividades da Companhia; incertezas quanto à disponibilidade e custos de financiamento necessários no futuro; incertezas envolvidas na interpretação dos resultados de perfuração e outros dados geológicos, e outros riscos divulgados em “Fatores de Risco” ou em qualquer outro local do formulário de informações anuais da Companhia datado de 13 de março de 2013 e arquivado na SEDAR no endereço www.sedar.com. As estimativas e projeções são válidas apenas na data de sua divulgação e, exceto conforme exigido pelas leis de valores mobiliários aplicáveis, a Companhia se exime da intenção ou obrigação de atualizar quaisquer dessas informações em decorrência de novos dados, eventos ou resultados futuros, ou de outra forma. Embora a Companhia acredite que as premissas inerentes às informações sobre estimativas e projeções sejam razoáveis, tais informações não são garantia de desempenho futuro e, portanto, não devem ser alvo de confiança indevida em razão da incerteza que nelas possa estar contida.
Adicionalmente, níveis relatados podem não refletir as taxas de produção sustentável e as taxas de produção futuras podem diferir materialmente das taxas de produção refletidas neste comunicado à imprensa devido, entre outros fatores, a dificuldades ou interrupções encontradas durante a produção de hidrocarbonetos.
Recursos
Recursos prospectivos são aquelas quantidades de petróleo e gás natural que se estima serem potencialmente recuperáveis de acumulações ainda não descobertas. Não existe certeza de que os recursos prospectivos serão descobertos. Caso sejam, não existem garantias de que serão comercialmente viáveis para a produção de parte dos recursos prospectivos. A aplicação de qualquer fator geológico ou econômico não significa recursos prospectivos ou contingentes ou reservas.
Linguagem
Este Comunicado à Imprensa foi preparado no idioma Inglês e posteriormente traduzido para o Espanhol e Português. No caso de quaisquer diferenças entre a versão em Inglês e os suas respectivas traduções, o documento Inglês deverá prevalecer.