NEWSROOM

PACIFIC RUBIALES CONCLUI A AQUISIÇÃO DA C&C ENERGIA E DA PARTICIPAÇÃO NO BLOCO Z-1 E ANUNCIA QUE SUA PRODUÇÃO FINAL DE 2012 SUPEROU AS EXPECTATIVAS
Jan 2, 2013

Toronto, Canadá, quarta-feira, 02 de janeiro de 2013 – Pacific Rubiales Energy Corp. (TSX: PRE; BVC: PREC; BOVESPA: PREB) tem o prazer de anunciar, nesta data, que concluiu a aquisição da C&C Energia Ltd. (“C&C Energia”), por meio de um plano de tratativas (“Acordo de Tratativas”). Nos termos do Acordo de Tratativas, uma nova companhia exploratória, a Platino Energy Corp. (TSXV: PZE) (“Platino”), foi formada.

Com a conclusão do Acordo de Tratativas, a Pacific Rubiales adquiriu todas as ações em circulação da C&C Energia, sendo que cada ação da C&C Energia foi permutada por 0,3528 ação ordinária da Pacific Rubiales (aproximadamente 22,8 milhões de ações ordinárias da Pacific Rubiales), $0,001 dólares canadenses e 1 ação ordinária da Platino. A Pacific Rubiales reteve uma participação acionária de 5% na Platino.

A Platino adquiriu as participações da C&C Energia nos blocos de Coati, Andaquies, Morpho e Putumayo-8, localizados na Colômbia, além de ter recebido da C&C Energia o montante em dinheiro de, aproximadamente, US$88,5 milhões.

Ronald Pantin, Diretor-Presidente da Companhia (Chief Executive Officer), comentou:

“Com essa aquisição, a Pacific Rubiales agrega quatro novos blocos em desenvolvimento a seu portfolio de produção na Colômbia (Cravoviejo, Cachicamo, Pájaro Pinto e Llanos 19), os quais estão situados na prolífica bacia colombiana onshore de Llanos, em grande proximidade à existente produção e infraestrutura de petróleo pesado da Pacific Rubiales.

“Adicionalmente, a Companhia tem o prazer de anunciar que o Presidente do Peru assinou o Decreto Supremo que autoriza a emenda reconhecendo a aquisição, pela Pacific Rubiales, de uma participação de 49% no Bloco Z-1, offshore no Peru.

“Estou particularmente satisfeito que nós fomos capazes de concluir ambas as aquisições antes do final do ano, o que nos permitirá registrar as reservas associadas a essas propriedades em nosso relatório de reservas do final de 2012. Esses ativos acrescentam produção e reservas de petróleo leve em métricas atrativas e acretivas e cujos valores podem ser aumentados por meio da aceleração das atividades e de sinergias com transporte e marketing no caso dos ativos da C&C, e de perfuração de desenvolvimento no caso do Bloco Z-1.

“Também estou apto a reportar que esperamos que a produção da Companhia ao final de 2012 fique na margem de 290 a 295 Mboe/d de produção bruta total nos campos ou, aproximadamente, de 115 Mboe/d de produção líquida após os royalties (excluindo os volumes da C&C Energia), cerca de 16% acima da produção ao final de 2011, ultrapassando nossa meta de 280 a 285 Mboe/d (aproximadamente 113 Mboe/d produção líquida após royalties).”

O endereço da Pacific Rubiales é Bay Street, 333, Suíte 1100, Toronto, Ontário, MSH 2R2. Para obtenção de cópia do relatório arquivado junto às autoridades regulatórias de valores mobiliários canadenses relacionado à aquisição de todas as ações em circulação da C&C Energia, favor contatar o Diretor Jurídico e Secretário da Companhia, Michael Galego, pelo telefone (416) 362-7735 x234. Anteriormente ao Acordo de Tratativas, a Pacific Rubiales não detinha nenhuma ação da C&C Energia.

A Pacific Rubiales, uma companhia com sede no Canadá e produtora de gás natural e petróleo pesado bruto, é detentora de 100% do capital da Meta Petroleum Corp., que opera nos campos de Rubiales, Piriri e Quifa, localizados na Bacia de Llanos, e 100% do capital da Pacific Stratus Energy Colombia Corp., que opera o campo de gás natural de La Creciente. A Pacific Rubiales também adquiriu 100% da PetroMagdalena Energy Corp., que possui ativos de petróleo leve na Colômbia, e 100% da C&C Energia Ltd., que possui ativos de petróleo leve na bacia de Llanos. Adicionalmente, a Companhia diversificou seu portfolio de ativos além da Colômbia, o que inclui ativos de produção e exploração no Peru, Guatemala, Brasil, Guiana e Papua Nova Guiné.

As ações ordinárias de emissão da Companhia são negociadas na Bolsa de Valores de Toronto (Toronto Stock Exchange) e na Bolsa de Valores da Colômbia (La Bolsa de Valores de Colômbia), e, sob a forma de Certificados de Depósito de Ações (Brazilian Depositary Receipts – BDRs), na Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo, no Brasil, respectivamente sob os códigos PRE, PREC e PREB.

Para Maiores Informações

Christopher (Chris) LeGallais                                                 

Vice-Presidente Sênior de Relações com Investidores            

+1 (647) 295-3700                                                                 

 

Roberto Puente

Gerente Sênior de Relações com Investidores

+57 (1) 511-2298

 

Javier Rodriguez

Gerente de Relações com Investidores

+57 (1) 511-2319

 

Avisos

Nota de Advertência relativa a Declarações sobre Estimativas e Projeções

Este comunicado à imprensa contém informações sobre estimativas e projeções. Todas as informações, exceto declarações de fatos históricos, relativas a atividades, eventos ou acontecimentos cuja concretização a Companhia acredita, espera ou prevê que ocorrerá ou poderá ocorrer no futuro são consideradas estimativas. Em particular, esse comunicado à imprensa contém estimativas a respeito dos benefícios do Acordo de Tratativas.

Por sua natureza, estimativas e projeções estão sujeitas a uma série de riscos, incertezas ou suposições, que podem fazer com que os resultados reais da Companhia sejam significativamente diferentes daqueles antecipados. Alguns destes riscos são dispostos de forma mais detalhada no formulário de informações anuais da Companhia datado de 14 de março de 2012 e arquivado na SEDAR, acessível no endereço www.sedar.com.

Os fatores que poderiam causar diferenças relevantes nos resultados ou eventos reais em comparação com as expectativas atuais incluem, entre outros: risco financeiro de reservas de marketing a um preço aceitável, considerando as condições de mercado; volatilidade nos preços de mercado de petróleo e gás natural; atraso nos negócios operacionais, restrições de oleodutos, blowouts; o risco de continuar com as operações com mínimo impacto ambiental; condições industriais, inclusive relacionadas a legislação, regulação e mudanças na forma como são interpretadas ou aplicadas; incertezas associadas ao planejamento e aprovações de nossos parceiros; matérias operacionais relacionadas a propriedades não operadas; aumento na competição por, entre outras coisas, capital, aquisições de reservas e terras inexploradas; competição por e disponibilidade de pessoal ou gerência; medição incorreta do valor das aquisições, exploração e programas de desenvolvimento; inesperados problemas geológicos, técnicos, de perfuração, construção e processamento; disponibilidade de seguros; mudanças nos mercados estrangeiros; volatilidade do mercado de ações; incapacidade de realização dos benefícios da aquisição antecipados; condições gerais econômicas, de mercado e negócios; incertezas relacionadas a aprovações; incerteza de mudanças políticas; incertezas associadas a facilitadoras de crédito e risco de crédito; e mudanças em legislações tributárias, taxas de royalties e programas de incentivo relacionados a indústria de petróleo e gás natural.

As estimativas e projeções são válidas apenas na data de sua divulgação e, exceto conforme exigido pelas leis de valores mobiliários aplicáveis, a Companhia se exime da intenção ou obrigação de atualizar quaisquer dessas informações em decorrência de novos dados, eventos ou resultados futuros, ou de outra forma. Embora a Companhia acredite que as premissas inerentes às informações sobre estimativas e projeções sejam razoáveis, tais informações não são garantia de desempenho futuro e, portanto, não devem ser alvo de confiança indevida em razão da incerteza que nelas possa estar contida.

Linguagem

Este Comunicado à Imprensa foi preparado no idioma Inglês e posteriormente traduzido para o Espanhol e Português. No caso de quaisquer diferenças entre a versão em Inglês e os suas respectivas traduções, o documento Inglês deverá prevalecer.

Conversão de Barril de Petróleo Equivalente (boe)

A unidade boe poderá induzir a erro, principalmente se utilizada isoladamente. Uma razão de conversão de boe de 5,7 Mcf: 1 barril tem como base um método de conversão de equivalência de energia aplicável principalmente na ponta do queimador e não representa uma equivalência de valor na cabeça de poço. Os valores estimados divulgados neste comunicado à imprensa não representam o valor justo de mercado. As estimativas de reservas e de receita líquida futura para propriedades individuais poderão não refletir o mesmo nível de confiança que as estimativas de reservas e de receita líquida futura para todas as propriedades, devido aos efeitos de agregação.

Definições

Bcf

Bilhões de pés cúbicos.

Bcfe

Bilhões de pés cúbicos de gás natural equivalente.

Bbl

Barril de petróleo.

Bbl/d

Barril de petróleo por dia.

Boe

Barril de petróleo equivalente. A medida boe poderá induzir a erro, principalmente se utilizada isoladamente. O padrão colombiano é uma razão de conversão de boe de 5,7 Mcf: 1 barril e tem como base um método de conversão de equivalência de energia aplicável principalmente na ponta do queimador, e não representa uma equivalência de valor na cabeça de poço.

Boe/d

Barril de petróleo equivalente por dia.

Mbbl

Milhares de barris.

Mboe

Milhares de barris de petróleo equivalente.

MMbbl

Milhões de barris.

MMboe

Milhões de barris de petróleo equivalente.

Mcf

Milhares de pés cúbicos.

WTI

West Texas Intermediate Crude Oil.