Toronto, Canadá, 19 de novembro de 2012 – Pacific Rubiales Energy Corp. (TSX: PRE; BVC: PREC; BOVESPA: PREB) tem o prazer de anunciar que celebrou um acordo de tratativas com a C&C Energia Ltd. (TSX: CZE), por meio do qual a Pacific Rubiales irá adquirir todas as ações ordinárias da C&C Energia (“Acordo das Tratativas”).
De acordo com o Acordo das Tratativas, cada ação ordinária da C&C Energia, no momento do fechamento da aquisição, será permutada por 0,3528 ações ordinárias da Pacific Rubiales e por 1 ação ordinária de uma nova companhia de exploração (“Nova Companhia”). A oferta avalia a C&C Energia em, aproximadamente, $7,81 dólares canadenses (“CAD”) por ação, representando um prêmio de, aproximadamente, 21 % sobre a média ponderada do preço médio de fechamento nos últimos 20 dias da C&C Energia, até 16 de novembro de 2012. Adicionalmente, a administração da C&C Energia estima que o valor da Nova Companhia seja de, aproximadamente, CAD2,00 por ação, representando um valor combinado de, aproximadamente, CAD9,81 e um prêmio de, aproximadamente, 52% sobre o mesmo período.
Espera-se que a Pacific Rubiales detenha 5% de participação na Nova Companhia. Prevê-se que a transação será efetivada por meio da aprovação judicial do plano de tratativas (“Tratativas”).
O Sr. Ronald Pantin, Diretor-Presidente (Chief Executive Officer), da Pacific Rubiales, comentou:
“Nós consideramos isso como sendo uma situação na qual os acionistas de ambas as companhias ganham. Para os acionistas da Pacific Rubiales, acrescenta produção e reservas em métricas atraentes e em crescimento e ativos cujos valores podem ser elevados por meio da aceleração das atividades e dos transportes, bem como das sinergias em marketing. Para os acionistas da C&C Energia, fornece uma valoração que equivale a um prêmio imediato, aumento de liquidez e participação no crescimento da maior companhia de petróleo independente da Colômbia, a qual possui um histórico de geração de retorno consistente aos seus acionistas. Os acionistas da C&C Energia terão, ainda, exposição aos ativos produtivos por meio da nova participação nas ações ordinárias na Pacific Rubiales bem como ao upside exploratório fornecido por uma Nova Companhia bem capitalizada”.
Racional Estratégico
A Pacific Rubiales acredita que essa aquisição é altamente estratégica e fornece visibilidade adicional à sua habilidade e alavancagem para aumentar sua produção e reservas, tanto de maneira orgânica quanto por meio de aquisições, em métricas atraentes e competitivas.
Os atributos chave dos ativos adquiridos da C&C Energia são:
- Quatro blocos em desenvolvimento (Cravoviejo, Cachicamo, Pájaro Pinto e Llanos 19), os quais estão localizados na prolífica bacia colombiana de Llanos;
- Alta proximidade à existente infra-estrutura do oleoduto de produção de petróleo pesado, permitindo a captura de valor adicional por meio de eficiências de transporte e marketing;
- Espera-se que a participação produtiva e como operadora de 100% em todos os blocos forneça uma posição de vantagem para direcionar as atividades e o ritmo de desenvolvimento;
- Fornecer material produtivo, reservas adicionais e fluxo de caixa livre adicional ao já existente portfólio da Pacific Rubiales na Colômbia;
- Produção corrente de 11.500 bbl/d líquidos antes de royalties, sendo toda ela de alta qualidade e com alto netback de petróleo leve;
- A produção de petróleo leve poderá ser usada para atender a crescente exigência de diluentes para misturar com sua produção de petróleo pesado a um custo reduzido; e
- A Pacific Rubiales acredita que será capaz de elevar rapidamente a produção nos blocos em desenvolvimento de Llanos em um período de 12 meses, capturando e acelerando valor.
Adicionalmente, a Pacific Rubiales e os acionistas da C&C Energia irão reter um upside potencial na exploração de ativos por meio de sua participação acionária da Nova Companhia. Está previsto que a Nova Companhia irá adquirir as participações da C&C Energia nos blocos de Coati, Andaquies, Morpho e Putumayo-8, localizados na Colômbia, e receber da C&C Energia à vista um montante aproximado de US$80 milhões, sujeito a ajustes de capital.
Termos das Tratativas
As Tratativas estão sujeitas à aprovação dos acionistas da C&C Energia, em juízo, regulatória e da bolsa de valores, além de aprovações de outra natureza, bem como a satisfação de todas as outras condições costumeiras de fechamento. Para dar continuidade, as Tratativas deverão ser aprovadas por, pelo menos, 66 2/3 dos acionistas da C&C Energia. Espera-se que as Tratativas sejam concluídas no primeiro trimestre de 2013.
O Acordo das Tratativas prevê, ainda, que a C&C Energia pagará à Pacific Rubiales uma taxa de insucesso de CAD15 milhões em certas circunstâncias, sendo devida, ainda, uma taxa recíproca de insucesso pela Pacific Rubiales à C&C Energia em certas circunstâncias. O Acordo das Tratativas inclui previsões costumeiras, incluindo a não solicitação de transações alternativas, direito de cobrir propostas superiores e quebra da relação fiduciária.
Recomendações do Conselho de Administração e dos Assessores Financeiros
O conselho de administração da C&C Energia aprovou o Acordo das Tratativas e, ainda, resolveu recomendar aos acionistas da C&C Energia que votem a favor das Tratativas.
O assessor financeiro da Pacific Rubiales é a GMP Securities L.P.; seu assessor legal é a Norton Rose LLP no Canadá e na Colômbia. O assessor financeiro da C&C Energia é a FirstEnergy Capital Corp. (“FirstEnergy”); seu assessor legal é a Blakes, Cassels & Graydon LLP, no Canadá, e Posse Herrera Ruiz, na Colômbia.
A FirstEnergy enviou ao conselho de administração da C&C Energia uma opinião no sentido de que, sujeita à sua revisão da versão final dos documentos efetuam as Tratativas, o montante a ser oferecido pela Pacific Rubiales nos termos das Tratativas é justo, do ponto de vista financeiro, aos acionistas da C&C Energia.
Acordos de Suporte
As Tratativas têm o suporte de diretores da C&C Energia, bem como determinados membros do seu conselho de administração e seus acionistas, os quais, em conjunto, possuem, aproximadamente, 41% das ações ordinárias da C&C Energia em uma base totalmente diluída. Cada um desses diretores, membros do conselho de administração e acionistas da C&C Energia celebraram acordos de suporte em favor das Tratativas.
Teleconferência
A Pacific Rubiales agendou uma teleconferência para os investidores e analistas na terça-feira, 21 de novembro de 2012, às 8:00 a.m. (horário de Toronto e Bogotá) / 11:00 a.m. (horário do Rio de Janeiro), para discutir as Tratativas. Dentre os participantes estarão presentes o Sr. Ronald Pantim, Diretor-Presidente, e alguns membros selecionados da alta administração. Detalhes adicionais da teleconferência serão divulgados por meio de comunicado à imprensa a ser publicado previamente à teleconferência.
Informações sobre a Pacific Rubiales
A Pacific Rubiales, uma companhia com sede no Canadá e produtora de gás natural e petróleo, é detentora de 100% do capital da Meta Petroleum Corp., uma operadora de petróleo na Colômbia que atua nos campos de Rubiales, Piriri e Quifa, localizados na Bacia de Llanos, em parceria com a Ecopetrol S.A., empresa nacional de petróleo da Colômbia, e detém 100% do capital da Pacific Stratus Energy Colombia Corp., que opera o campo de gás natural de La Creciente e ativos de petróleo leve oriundos da recente aquisição da PetroMagdalena Energy Corp.
Informações sobre a C&C Energia
A C&C Energia está engajada na exploração, desenvolvimento e produção de recursos de petróleo na Colômbia. A C&C Energia detém oito blocos (sete operados) e, aproximadamente, 597.000 acres (478.000 acres líquidos) na Colômbia.
Para maiores informações
Sr. Christopher (Chris) LeGallais
Vice-Presidente Sênior de Relações com Investidores
Tel: +1 (647) 295-3700
Sr. Roberto Puente
Gerente de Relações com Investidores
Tel: +57 (1) 511-2298
Nota de Advertência relativa a Declarações sobre Estimativas e Projeções
Esse comunicado à imprensa contém informações sobre estimativas e projeções. Todas as informações, exceto declarações de fatos históricos, relativas a atividades, eventos ou acontecimentos cuja Pacific Rubiales acredita, espera ou prevê que ocorrerá ou poderá ocorrer no futuro são consideradas estimativas e projeções. Em particular, esse comunicado à imprensa contém declarações sobre estimativas e projeções relativamente ao quanto segue: previsões sobre os benefícios das Tratativas; características de performance dos ativos de petróleo e gás natural da Pacific Rubiales; níveis de produção de petróleo e gás natural; programas de gastos de capital; programas de perfuração; a quantidade das reservas de gás natural e petróleo da Pacific Rubiales e fluxos de caixa futuros previstos de tais reservas; a quantidade de locais de perfuração em estoque; projeções dos preços e custos de commodities; fornecimento e demanda de petróleo e gás natural; e tratamento no âmbito de regimes regulatórios governamentais.
Esse comunicado à imprensa também contém declarações sobre estimativas e projeções bem como informações concernentes à previsão para a execução das Tratativas propostas e para o tempo de sua execução. A Pacific Rubiales forneceu essas previsões baseadas em certas presunções tais como o tempo de recebimento das aprovações regulatórias e judiciais necessárias, bem como o tempo necessário para satisfazer as condições relativas ao fechamento das Tratativas. Tais datas poderão variar por diversas razões, incluindo atrasos imprevistos na preparação de materiais para reunião, inabilidade de assegurar as aprovações regulatórias e judiciais necessárias no tempo previsto ou a necessidade de prazo adicional para satisfazer as condições para a execução das Tratativas. Nesse sentido, os leitores não devem depositar confiança nas declarações sobre estimativas e projeções contidas neste comunicado à imprensa sobre tais prazos.
Pela sua natureza, as declarações sobre estimativas e projeções estão sujeitas a um número de riscos, incertezas e presunções, as quais poderiam causar resultados ou outras expectativas que, de fato, podem divergir materialmente daquelas originalmente previstas. Alguns desses riscos estão disponíveis em maiores detalhes no formulário de informação anual, datado de 14 de março de 2012, da Pacific Rubiales, o qual foi arquivado no SEDAR e poderá ser acessado em www.sedar.com.
Fatores que poderiam causar resultados ou eventos que, de fato, poderiam diferir materialmente das expectativas atuais incluem, dentre outros: risco financeiro das reservas de marketing a um preço aceitável tendo em vista as condições de mercado; volatilidade nos preços de mercado para petróleo e gás natural; atrasos em operações comerciais; restrições e paralisações em oleodutos; risco de realização de operações com impacto ambiental mínimo; condições da indústria, incluindo alterações na legislação e regulação inclusive quanto à adoção de novas leis ambientais e regulações e alterações e como elas são interpretadas ou compelidas; incertezas associadas com estimativas relativas às reservas de petróleo e gás natural; risco econômico de descobrimento e produção de reservas a um custo razoável; incertezas associadas com parcerias e aprovações; problemas operacionais relativos aos ativos não operacionais; aumento de competição para, dentre outros, levantar capital e realizar aquisições de reservas e terras não desenvolvidas; competição para e disponibilidade de mão de obra qualificada; avaliações incorretas do valor dos programas de aquisição, exploração e desenvolvimento; problemas inesperados geológicos, técnicos, de perfuração e construção e processamento; disponibilidade de seguro; flutuações nas taxas de câmbio e juros; volatilidade dos mercados de capitais; falhas para realizar os benefícios previstos das aquisições; condições gerais econômicas, de mercado e dos negócios; incertezas associadas com facilidades de crédito e risco de crédito da contraparte; e alterações nas leis sobre imposto de renda, tributos, taxas de royalties e programas de incentivo, todas relativas à indústria de óleo e gás.
Qualquer declaração sobre projeções e estimativas descreve somente o que é previsto na data da sua realização, e, exceto se requerido pelas leis de mercado de capitais aplicáveis, a Pacific Rubiales rejeita qualquer intenção ou obrigação de atualizar qualquer projeção ou estimativa, seja se resultado de uma nova informação, eventos futuros ou quaisquer outros resultados. Não obstante a Pacific Rubiales acreditar que as presunções inerentes às projeções e estimativas são razoáveis, estas não são garantia de uma performance futura e, portanto, não se deve depositar confiança nas declarações sobre estimativas e projeções em razão da inerente incerteza nelas contida.
Esse comunicado à imprensa foi preparado em inglês e subsequentemente vertido ao português e ao espanhol. No caso de quaisquer diferenças entre a versão em inglês e suas respectivas traduções, o documento em inglês deverá ser tratado como a versão prevalente.