NEWSROOM

ECOPETROL, PACIFIC RUBIALES E PETROMINERALES ANUNCIAM A CONCLUSÃO DE FINANCIAMENTO NO VALOR DE COP$2,1 BILHÕES PARA O OLEODUTO DE ARAGUANEY À BANADIA (OLEODUTO BICENTENARIO FASE 1)
May 11, 2012

Bogotá, 11 de maio de 2012 – Ecopetrol (BVC: ECOPETROL; NYSE: EC; TSX: ECP), Pacific Rubiales Energy Corp. (TSX: PRE; BVC: PREC; BOVESPA: PREB) e Petrominerales (TSX: PMG; BVC: PMGC) têm o prazer de anunciar que a Oleoducto Bicentenario S.A. (Bicentenario) concluiu um financiamento no valor de, aproximadamente, US$1,2 bilhão, equivalente a COP$2,1 bilhões em Pesos Colombianos. O financiamento foi providenciado por um sindicato de 10 bancos colombianos. A Bicentenario é uma sociedade de propósito específico detida 55,97% pela Ecopetrol S.A., 32,88% pela Pacific Rubiales Energy, 9,65% pela Petrominerales, e o restante por outras companhias de E&P com operações na Colômbia. A linha de crédito será levantada pela Bicentenario, principalmente, para os seguintes objetivos: (i) pagamento antecipado de parte ou da totalidade dos empréstimos subordinados de acionistas; (ii) finalizar a conclusão da Fase 1 do projeto; (iii) capital de giro e custos financeiros; e (iv) custos e despesas gerais.

O empréstimo possui uma taxa de juro DTF (taxa básica de juros Colombiana para depósitos de renda fixa superiores a três meses) + 4,54%, com vencimento de 12 anos e um ano de carência. O empréstimo é “non-recourse” para os patrocinadores. As acionistas da Bicentenario assinarão contratos para o transporte de suas respectivas produções.

Esse financiamento garante os recursos necessários à conclusão da Fase 1 do projeto Oleoduto Bicentenario. A estrutura financeira do projeto prevê uma proporção dívida/capital de 70/30% para a companhia. Uma vez tendo sido tomada uma decisão final de investimento, as demais fases do projeto seguirão estruturas similares.

Fase 1

Espera-se que a Fase 1 do projeto esteja operacional no quarto trimestre de 2012. A Fase 1 verá a bacia de petróleo de Los Llanos conectada ao sistema de transporte de petróleo Colombiano de Caño Limón e ao Porto de Coveñas. Os custos de transporte dos patrocinadores serão reduzidos de forma significativa, permitindo, com isso, um crescimento da produção na área. O escopo da Fase 1 inclui um oleoduto de 240 km x 42 inches da Estação de Araguaney para a Estação de Banadía. Esse sistema permitirá a expansão da capacidade de transporte em 120,000 bbls/dia.

O financiamento foi estruturado pela Corporación Financiera Colombiana S.A. (CORFICOLOMBIANA) e a Bicentenario foi assessorada pela Nexus Banca de Inversión no processo de financiamento do projeto. O Agente Líder foi o Bancolombia S.A.

__________________________________________

A Ecopetrol é a maior companhia integrada de petróleo e gás da Colômbia, onde representa 60% da produção total. É uma das 50 maiores empresas de petróleo do mundo e a quarta maior da América Latina. A companhia também está envolvida em atividades de exploração e produção no Brasil, Peru e na Costa do Golfo dos Estados Unidos, e detém as principais refinarias na Colômbia, maior parte da rede de oleodutos de petróleo e outros no país, plantas petroquímicas, e está entrando no negócio de biocombustíveis.

A Pacific Rubiales, uma companhia com sede no Canadá e produtora de gás natural e petróleo, é detentora de 100% do capital da Meta Petroleum Corp., uma operadora de petróleo na Colômbia que atua nos campos de Rubiales e Piriri, localizados na Bacia de Llanos, em parceria com a Ecopetrol S.A., empresa nacional de petróleo da Colômbia, e detém 100% do capital da Pacific Stratus Energy Corp., que opera o campo de gás natural de La Creciente. A Companhia concentra-se na identificação de oportunidades de exploração na área leste da Bacia de Llanos, na Colômbia, e em outras regiões do país, bem como no norte do Peru. A Pacific Rubiales possui participação em 43 blocos de exploração localizados na Colômbia, Peru e Guatemala.

A Petrominerales Ltd. é uma companhia internacional de petróleo e gás com operações na América Latina desde 2002. Atualmente, a Petrominerales é a companhia de exploração mais ativa e a quarta maior produtora de petróleo da Colômbia. Suas propriedades de alta qualidade e seu estoque de oportunidades exploratórias garantem um potencial de crescimento de longo prazo.

PARA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A PACIFIC RUBIALES

Sr. Christopher (Chris) LeGallais

Vice-Presidente Sênior de Relações com Investidores

+1 (647) 295-3700

 

Sra. Carolina Escobar V

Gerente de Relações com Investidores

+57 (1) 628-3970

Nota de Advertência relativa a Declarações sobre Estimativas e Projeções

Este comunicado à imprensa contém informações sobre estimativas e projeções. Todas as informações, exceto declarações de fatos históricos, relativas a atividades, eventos ou acontecimentos cuja concretização a Companhia acredita, espera ou prevê que ocorrerá ou poderá ocorrer no futuro (inclusive, entre outras, declarações sobre estimativas e/ou premissas relativas a produção, receita, fluxo de caixa e custos, estimativas de reservas e recursos, recursos e reservas potenciais, e os planos e objetivos de exploração e desenvolvimento da Companhia) são consideradas estimativas projeções. Essas estimativas e projeções refletem as expectativas e crenças atuais da Companhia e se baseiam em informações disponíveis no momento para a Companhia. Estimativas e projeções estão sujeitas a uma série de riscos e incertezas que podem fazer com que os resultados reais da Companhia sejam significativamente diferentes daqueles discutidos nas estimativas e projeções, e, mesmo quando tais resultados são alcançados, mesmo que substancialmente, não há garantia de suas consequências ou efeitos para a Companhia. Os fatores que poderiam causar diferenças relevantes nos resultados ou eventos reais em comparação com as expectativas atuais incluem, entre outros: incertezas ligadas a estimativas de custos de capital e operacionais, estimativas de produção e retorno econômico; possibilidade de que as circunstâncias reais sejam diferentes das estimativas e premissas; impossibilidade de se estabelecer estimativas de recursos ou reservas; flutuações nos preços do petróleo e taxas de câmbio; inflação; mudanças nos mercados de ações; acontecimentos políticos na Colômbia, Guatemala ou no Peru; alterações nas regulamentações que afetem as atividades da Companhia; incertezas quanto à disponibilidade e custos de financiamento necessários no futuro; incertezas envolvidas na interpretação dos resultados de perfuração e outros dados geológicos, e outros riscos divulgados em "Fatores de Risco" ou em qualquer outro local do formulário de informações anuais da Companhia datado de 14 de março de 2012 e arquivado na SEDAR no endereço www.sedar.com As estimativas e projeções são válidas apenas na data de sua divulgação e, exceto conforme exigido pelas leis de valores mobiliários aplicáveis, a Companhia se exime da intenção ou obrigação de atualizar quaisquer dessas informações em decorrência de novos dados, eventos ou resultados futuros, ou de outra forma. Embora a Companhia acredite que as premissas inerentes às informações sobre estimativas e projeções sejam razoáveis, tais informações não são garantia de desempenho futuro e, portanto, não devem ser alvo de confiança indevida em razão da incerteza que nelas possa estar contida.