Toronto, Canadá, Quarta-Feira, 1º de fevereiro de 2012 – A Pacific Rubiales Energy Corp. (TSX: PRE; BVC: PREC) anunciou hoje que recebeu a aprovação da Comissão de Valores Mobiliários (“CVM”), entidade regulatória brasileira responsável por supervisionar companhias abertas, e da BM&FBOVESPA S.A. – Bolsa de Valores Mercadorias e Futuros (“BM&FBOVESPA”), para a negociação na BM&FBOVESPA de certificados de depósito de ações (Brazilian Depositary Receipts - “BDRs”) representando ações ordinárias de emissão da Companhia. A Pacific Rubiales é a primeira companhia canadense a ter BDRs listados na bolsa de valores brasileira. Os BDRs serão livremente negociados a partir da abertura do pregão do dia 2 de fevereiro de 2012, por meio do símbolo “PREB”, após cerimônia a ser realizada na BM&FBOVESPA com a presença de diversos executivos seniores da Companhia.
O Sr. Ronald Pantin, CEO da Companhia, comentou: “Estamos orgulhosos de sermos a primeira companhia canadense a ser listada no Brasil. Estamos ansiosos para entrarmos no mercado de capitais brasileiro e expandirmos nossa base de acionistas para esta região”.
A listagem junto à BM&FBOVESPA ocorre como uma listagem secundária, sendo que a listagem principal da Companhia continua a ser junto à Bolsa de Valores de Toronto (Toronto Stock Exchange – “TSX”). A listagem na BM&FBOVESPA não envolve a emissão de novas ações ordinárias da Companhia, tendo em vista que os BDRs são estruturados apenas para promover o acesso às ações ordinárias da Companhia já emitidas, em circulação e negociadas na TSX, a serem negociadas pelos investidores por meio do sistema da BM&FBOVESPA. A listagem apenas permitirá aos investidores a negociação dos BDRs no Brasil e em Reais e não resultará em quaisquer alterações aos direitos e prerrogativas dos titulares de ações de emissão da Companhia, independentemente de as ações serem adquiridas por meio da TSX, da Bolsa de Valores da Colômbia (Bolsa de Valores de Colombia – “BVC”) ou da BM&FBOVESPA.
O processo para listagem dos BDRs se iniciou há, aproximadamente, quatro meses (veja o comunicado à imprensa datado de 6 de outubro de 2011) e envolveu a participação e colaboração de uma série de participantes, incluindo a Itaú Corretora de Valores S.A. como Instituição Depositária, a Ernst & Young LLP, a Deloitte Touche Tohmatsu (Brasil) e o Souza, Cescon, Barrieu & Flesch Advogados, como assessor jurídico no Brasil.
A Companhia nomeou o Sr. Gustavo Duarte Paes como seu representante legal no Brasil. Investidores que desejarem obter maiores informações sobre a Companhia deverão contatar o Sr. Gustavo Paes por meio do e-mail: pacific@cmnadvogados.com ou do telefone: +55 11 3011-0700.
Como um incentivo para a aquisição de BDRs por investidores, a Companhia negociou com a Instituição Depositária que, durante os 3 (três) primeiros meses de negociação, isto é, até 2 de maio de 2012, a emissão dos BDRs será realizada com a dispensa de cobrança da respectiva taxa de emissão. Investidores que desejarem adquirir os BDRs deverão contatar sua corretora local ou a Instituição Depositária por meio do e-mail: dr.itau@itau-unibanco.com.br ou do telefone +55 11 2797-3409.
Pacific Rubiales, uma companhia com sede no Canadá e produtora de gás natural e petróleo bruto pesado, detém 100 por cento da Meta Petroleum Corp., uma operadora de petróleo da Colômbia, que opera os campos de petróleo Rubiales e Piriri na Bacia de Llanos em associação com a Ecopetrol S.A., a companhia nacional de petróleo da Colômbia, e 100% da Pacific Stratus Energy Corp., que opera o campo de gás natural La Creciente. A Companhia se concentra na identificação de oportunidades, principalmente ao leste da Bacia de Llanos da Colômbia, assim como em outras regiões na Colômbia e no norte do Peru. A Pacific Rubiales tem participações em 46 blocos na Colômbia, Peru e Guatemala.
As ações ordinárias da Companhia são comercializadas na Bolsa de Valores de Toronto e na Bolsa de Valores da Colômbia sob os símbolos PRE e PREC, respectivamente.
PARA MAIORES INFORMAÇÕES
Sr. Ronald Pantin
CEO e Membro do Conselho de Administração
Sr. José Francisco Arata
Presidente e Membro do Conselho de Administração
Sr. Christopher LeGallais
Vice-Presidente, Relações com Investidores
+1 (647) 295-3700
Sra. Carolina Escobar V
Relações com Investidores, Colômbia
+57 (1) 628-3970
Sr. Gustavo Duarte Paes
Representante Legal, Brasil
+55 11 3011-0700
Advertência com Relação às Declarações Prospectivas
Este comunicado à imprensa contém certas declarações prospectivas. Todas as declarações, que não as declarações de fatos históricos, que tratam de atividades, eventos ou desenvolvimentos que a Companhia acredita, espera ou antecipa que irão ou que podem ocorrer no futuro (incluindo, sem limitação, declarações sobre estimativas e/ou suposições em relação à produção, receitas, fluxo de caixa e custos, estimativas de reserva e recursos, recursos e reservas potenciais e os planos e objetivos de exploração e desenvolvimento da Companhia) são declarações prospectivas. Estas declarações prospectivas refletem as expectativas ou crenças atuais da Companhia, com base nas informações atualmente disponíveis para a Companhia. As declarações prospectivas estão sujeitas a vários riscos e incertezas que podem fazer com que os resultados reais da Companhia sejam materialmente diferentes daqueles discutidos nas declarações prospectivas e, mesmo que tais resultados reais se concretizem, de forma total ou substancial, não pode haver qualquer garantia de que eles terão as consequências esperadas ou efeitos sobre a Companhia. Os fatores que podem fazer com que os resultados reais ou os eventos sejam materialmente diferentes das expectativas atuais incluem, entre outros: incerteza das estimativas de capital e custos operacionais, estimativas de produção e retorno econômico estimado; possibilidade de que as circunstâncias reais sejam diferentes das estimativas e das suposições; falhas em estabelecer estimativa dos recursos ou reservas; flutuações nos preços do petróleo e taxas de câmbio; inflação; mudanças nos mercados acionários; o desenvolvimento da política na Colômbia, na Guatemala ou no Peru; alterações dos regulamentos que afetam as atividades da Companhia; incertezas quanto à disponibilidade e aos custos de financiamento necessários no futuro; incertezas envolvidas na interpretação dos resultados de perfuração e outros dados geológicos; e outros riscos divulgados na seção "Fatores de Risco" e em qualquer outro lugar no formulário de informações da Companhia datado de 11 de março de 2011 e arquivado no SEDAR no endereço www.sedar.com. Qualquer declaração prospectiva somente é efetivada a partir da data em que é feita e, exceto quando exigido por legislação de valores mobiliários aplicável, a Companhia não assume qualquer intenção ou obrigação de atualizar qualquer declaração prospectiva, seja como resultado de novas informações, eventos ou resultados futuros ou de outra forma. Apesar de a Companhia acreditar que as suposições inerentes às declarações prospectivas sejam razoáveis, as declarações prospectivas não são garantias de desempenho futuro e, consequentemente, qualquer confiança indevida não deve ser posta em tais declarações, devido à incerteza que nelas pode estar contida.